A moda é uma forma de expressão usada por todos, até porquê, ninguém sai por aí pelado né?! Vestir-se com seu estilo expõe seu jeito às pessoas que te vêem, tanto que vários movimentos sociais eram manifestados apenas pelo uso de uma vestimenta em específico, a estilista Vivienne Westwood por exemplo, influenciou o Punk na década de 1970, e ainda hoje ela é conhecida por seu estilo rebelde, underground e ativista. Vivienne Westwood conseguiu expressar-se e dar voz à jovens de toda uma geração por meio de suas criações têxteis.
Acredito que hoje há ainda mais liberdade na escolha da vestimenta, mas de modo geral, a moda sempre será influenciada pelo momento em que a sociedade vive. Veja bem, durante as grandes guerras do século passado as mulheres passaram a usar calças e roupas mais despojadas, pois os homens estavam lutando na guerra e elas precisavam tomar seus lugares nas indústrias. Já em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, Christian Dior trouxe de volta às passarelas a silhueta curvilínea e delicada, surgia o chamado New Look, uma vestimenta feminina que lembrava a vida das donas de casa belas, recatadas e do lar.
E apesar de o governo criticar as criações de Dior, pois ele utilizava muito tecido e as autoridades defendiam a economia de recursos pós guerra, ainda assim, o New Look fez grande sucesso. Pode parecer machista hoje em dia, mas naquele momento de incerteza em meio a uma grande guerra, tudo o que as mulheres desejavam era uma vida tranquila, com a segurança de um lar, um marido e filhos que pudessem perpetuar seus genes. Dior deu o que as mulheres queriam, e fez isso por meio da moda.
A Moda na Pandemia
Em 2020 nossa rotina mudou logo após o anúncio governamental de lockdown, ao tentar evitar a disseminação do vírus da Covid-19 fomos obrigados a cumprir uma quarentena que inicialmente era de quinze dias, mas logo vai completar um ano de confinamento dentro de casa. E é claro que o "novo normal" gerou também novos hábitos, o home office passou a ser a forma mais segura e eficaz de trabalhar, porém, não é necessário usar tailleur e blazer em casa. Apesar de ser importante se vestir adequadamente, a roupa formal e justa, bem como o salto alto, tornou-se obsoleto em home office.
Por estarmos frequentemente em casa, marcas e lojas de roupa tem empregado o conceito loungewear em suas peças para sobreviver no mercado e oferecer ao cliente aquilo de que necessitam. Se na década de 1940/1950 Christian Dior nos deu sofisticação e ostentação, hoje as marcas estão nos concedendo conforto e simplicidade com estilo.
O que é Loungewear?
Assim como o homewear, o loungewear se trata de roupas confortáveis e despojadas para se usar em casa, porém, a ideia não é usar pijama ou camiseta de político o dia todo. Dentro do conceito loungewear há calça de moletom, leggings, cardigãs, calças jogger e claro, conjuntos de pijamas, mas todas essas peças de roupas trazem tendências de moda, com modelagens e tecidos modernos, tornando possível usa-las não apenas dentro de casa, mas também em situações casuais do dia-a-dia fora da segurança do seu lar.
Além da vestimenta de modo geral, já estamos também há algum tempo utilizando máscaras ao sair de casa, e muitas pessoas sentem a necessidade de expor sua personalidade por meio delas. Mais do que um item de proteção, atualmente as máscaras são parte do look e é um acessório que pode entrar como destaque na composição.
Sem dúvida aquela sua roupa sofisticada está sentindo saudades de sair do armário, mas o momento pede peças mais simples e informais, como é o caso do breezy dress e das muscle tees. Sem dúvida, a moda segue as tendências de consumo e vivência social, é algo natural e que acaba também por nos influenciar direto ou indiretamente.
Seu modo de se vestir mudou durante a pandemia?
mudou real né! todo mundo combinando a máscara com o look! :p
ResponderExcluireu tô doida por uma muscle tee!
xoxo
Guria do Século Passado
As inspirações que você trouxe são basicamente o que uso no dia a dia, mas com a pandemia o que está acontecendo sou eu usando roupa de político o dia inteiro e me envergonho disso hahaha tenho que mudar pra já esse mau hábito porque esse isolamento vai perdurar por algum tempo! Adoro os seus posts sobre moda sempre aprendo algo novo <3
ResponderExcluirBeijos, Nada Produtiva ♥️♥️♥️
Eu acho que a moda precisava desacelerar sim, esse momento já trouxe algumas coisas que já estava mudando, eu gosto de mudanças e acho que tudo pode ser reaproveitado também, gostei de ter menos coleções e peças mais duradouras, acho que isso ainda vai está em alta por um tempo
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Oi Leslie, tudo bem?
ResponderExcluirDurante boa parte da minha vida eu só usava calça jeans e nem tentava outros tipos de tecido. De uns tempos pra cá me apaixonei pela alfaiataria e comprei 2 calças nesse estilo durante a pandemia. Não quero tirar do corpo! Nossa, tecidos soltinhos são tudo pra mim. Também aprendi a ser calça de moletom e vi que gosto, que dá pra ser estiloso o look com ela. Perdi alguns preconceitos durante a pandemia, sem dúvidas!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi
ResponderExcluireu prefiro roupas confortáveis, quando eu estava no home office, usava muita legging, short, camiseta e top, mas até no dia a dia quando posivel.
Gostei do poste.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Olá, Leslie.
ResponderExcluirEu sou dessas que tem um monte de máscaras e fico combinando com as roupas hehe. Mas de roupas aqui não mudou nada não porque já faz mais de um ano que não compro uma peça de roupa. Tenho medo de ir nas lojas físicas e on line não compro porque nunca servem hehe.
Prefácio
Olá
ResponderExcluirTudo bem?
A moda mudou muito e nós mesmo perante a moda, também tenho usado mais roupas confortáveis e que me deixem bem para trabalhar de casa.
Beijos da Kah
Blog Mundo da Kah
Canal Blog Mundo da Kah
Instagram
Eu busco por roupas confortáveis e tenho usado muito tênis para sair.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.
Nossa Leslie, eu AMO/SOU loungewear, mesmo antes da pandemia. Muito raro eu colocar um salto ou uma roupa mais formal, então esse estilo pandêmico tem tudo a ver comigo. Hahaha! Beijo, beijo :*
ResponderExcluirSobre look de pandemia em home office: como sempre, arrumo só a parte que fica a mostra xD.
ResponderExcluirGostei de ver, realmente, esses eventos sempre influencia na moda, mas ainda não tinha reparado nessas duas últimas influencias, como Loungewear. O que eu vejo que está acontecendo muito e eu me rendo é combinar a máscara com a roupa. Eu gosto muito de fazer isso, acho que fica tão lindo ♥. Até em festa de casamento, vejo madrinhas fazendo máscaras combinando com a cor do vestido e com strass (achei chic).
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Achei bem interessante você falar sobre a estilista Vivienne Westwood, não conhecia nada sobre ela, achei bem legal :)
ResponderExcluirEsses dias mesmo eu estava conversando com uma amiga sobre isso da moda e pandemia, de que hoje até pra sair as pessoas querem usar roupas mais confortáveis, deixando até o jeans de lado... Com certeza essa questão do home office influenciou a moda.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Oi Leslie, mudou sim. Com o home office tenho usado mais roupas confortáveis. E quando tenho que ir na rua opto pela roupas mais fáceis de lavar. E claro, máscara combinando.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Acho que agora vamos prezar mais pelo conforto e praticidade, o loungewear vai hitar total. Eu sei que quero passar LONGE de calça jeans haha calça agora só de tecido macio!
ResponderExcluirBom feriado!!
tipsnconfessions.blogspot.com