As olimpíadas acabaram, mas o evento inspirou muitas pessoas, de adultos à crianças, pois são nesses momentos de competições que paramos pra pensar um pouco sobre o que os atletas nos ensinam e em que campos da nossa vida nós podemos aplicar esses ensinamentos. Pensando nisso, e ainda na vibe das Olimpíadas, trago nesse post três coisas que aprendemos com os atletas.
Treine e se Aperfeiçoe
Quando entrei para o curso técnico de moda, há mais de dez anos atrás, aprendi que para desenhar croquis não era necessário talento natural, mas sim conhecer técnicas, aplica-las e treinar MUITO, pois o treino nos ajuda a evoluir em qualquer área que se deseje progredir e alcançar autoridade.
O treino é necessário diante de coisas simples do cotidiano, como aprender a fazer um delineado nos olhos, até ações ligeiramente mais complicadas. Muita gente por exemplo, tem medo de dirigir ou pilotar uma motocicleta, por isso é necessário aprendizado e treino, isso leva ao aperfeiçoamento e rapidamente dirigir será algo corriqueiro, assim como é para Isaquias Queiroz praticar canoagem e ser veloz nisso. Caso você tenha medo, mas sabe que é qualificado para isso, apenas coloque o cinto de segurança ou seu capacete feminino/masculino e dirija ou pilote, treine e logo seu medo dará lugar à determinação. Superar temores diários também traz a mesma sensação de realização que um atleta sente quando está no pódio.
Tenha Foco e Disciplina
É fácil perder o foco do seu objetivo diante de distrações, por isso, é necessário disciplina e organização. Trace os passos do seu plano e siga-os com atenção, se preciso coloque no papel as etapas necessárias para chegar onde você quer, liste suas prioridades e tenha em mente o que é importante. Essa determinação vai ajuda-lo a alcançar seu propósito, ou você acha que a Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil negligenciando treinos?
Conheça os seus Pontos Fortes
Concentre-se nas suas qualidades e use-as de forma positiva. Michael Phelps por exemplo, o maior atleta olímpico da história mundial, tem ótima flexibilidade, e seus pés número 43 funcionam como pés de pato, assim como os braços extremamente compridos de Phelps (2m de envergadura) que o ajudam a nadar com facilidade, tudo isso usado a seu favor o fez ganhar 19 medalhas de ouro nas modalidades de natação das Olimpíadas em que ele participou.
Conhecer seus pontos fracos também é importante para mantê-lo dentro da realidade e sempre estar buscando sua melhor versão, por isso o autoconhecimento é tão necessário.
Estas são apenas algumas lições que podemos aprender com os atletas olímpicos, muitos deles tem histórias de superação pessoal, são pessoas que nos ensinam sobre determinação e foco, e vale a pena se espelhar e seguir o exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.