22 outubro 2024

Como Construir Uma Casa Sustentável




construção sustentável

Pixabay @hamlinjandrew
Já conversamos aqui no blog sobre a decisão de construir ou comprar uma casa, há prós e contras dos dois lados, mas pra quem gosta de acompanhar de perto todas as fases da construção, tem a vantagem em levantar um imóvel sustentável e econômico ao optar pela inclusão de determinados equipamentos e planos arquitetônicos. Vejamos três formas de construir uma casa sustentável.

Sustentabilidade e Economia: Aquecimento a Gás


Atualmente existem sistemas de aquecimento a gás que utilizam gás natural e emite menos carbono e gases de efeito estufa. Além disso, aquecedores a gás de alta eficiência são mais baratos do que energia elétrica e não tem picos de consumo.

Porém, ainda mais econômico que o gás, há o aquecedor solar residencial, que além de sustentável também é econômico, pois a energia solar é inesgotável e gratuita.

Usando os Recursos com Conscientização: Captação de Água da Chuva


Existem algumas soluções para economizar água (e dinheiro), e se você está construindo uma casa e tem a possibilidade de incluir uma ação para captação de água da chuva, consegue montar uma arquitetura sustentável que será de grande ajuda no dia a dia.

Uma das melhores formas de fazer captação de água da chuva, também chamada de captação de água pluvial, é instalando uma cisterna. A cisterna é um grande reservatório que serve para recolher e armazenar a água da chuva, para que depois ela possa ser utilizada em meios não potáveis, como lavar quintal, carro ou regar jardins, resultando em economia na conta de água do proprietário, bem como, reutilizando um recurso finito e diminuindo os impactos causados pela má distribuição dele.

Reutilização de Materiais na Obra


Alguns materiais são mesmo impossíveis de reutilizar, mas outros podem virar protagonistas de uma boa ideia decorativa. O piso de caquinhos por exemplo, tornou-se tendência na década de 1940, quando cacos de cerâmica que antes eram descartados pelas fábricas passaram a ser de posse dos funcionários. A classe média paulistana encontrou nos caquinhos uma solução de revestimento para os pisos brutos e cimentados de suas casas. Já atualmente o piso de cacos é vintage.

É importante lembrar de manter a própria obra de forma que não impacte o meio ambiente ao redor, estamos falando em economia, mas isso é apenas uma consequências em se construir de forma sustentável. Fique em alerta com relação a riscos ambientais, como inundações e desmoronamentos, em grandes obras usa-se perfuradores de solo e máquinas pesadas, mas é bom ter certeza de que a utilização desses equipamentos não irá causar um acidente ambiental, por menor que seja. Também, evite construir em áreas de preservação natural e fazer queimadas para se livrar de determinados entulhos.

Atualmente o Brasil já é o quarto país com mais obras certificas por sustentabilidade. Se bem pensado, uma casa ou qualquer outro tipo de estabelecimento pode ser construído sem causar grande impacto ambiental, além de ser muito econômica ao proprietário.

A necessidade do homem é o de aprender a viver em harmonia com a natureza, e não gastando seus recursos de forma inconsciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo