Em março desse ano ganhei do meu marido — de aniversário de casamento — um Macbook. Essa foi a primeira vez que tive contato com o sistema operacional da Apple em um computador, e depois de alguns meses de uso, acho que estou pronta pra vir contar se vale mesmo a pena ou não comprar um Macbook.
Dificuldades Com o Sistema do Macbook
Não vou mentir, inicialmente tive um grande problema de usabilidade com o Macbook. Esse tipo de computador conta com inúmeros atalhos e recursos que tem como objetivo facilitar a rotina do usuário, mas pra quem não está acostumado, pode ser bem frustrante. Logo que ganhei o Mac por exemplo, demorei cerca de uma semana pra entender quais eram as teclas que faziam o ponto de interrogação aparecer, e fiquei tão feliz quando descobri como selecionar um texto que quase comprei um bolo e fiz uma festa em comemoração.
Há muitos atalhos e recursos que dentro do sistema macOS funcionam perfeitamente e fluem ainda melhor com um usuário que sabe usá-los, mas pra quem não sabe, é quase necessário um curso intensivo.
Outro ponto negativo do Macbook é não poder usar os programas que eu já estava acostumada a utilizar no meu antigo Acer que comportava o Windows. Não sei se notaram, mas já faz muito tempo que não ilustro os posts do blog com montagens, pois pra isso eu era fera no Photofiltro Studio, programa que não existe para macOS. Além disso, dei adeus ao tão habitual pacote office, e qualquer coisa necessária nesses programas atualmente eu faço online dentro do Google.
As Vantagens do Macbook
Ok. Mas, antes que os defensores da Apple me xinguem, é claro que o Macbook tem suas vantagens e elas sobrepõem minhas dificuldades de usabilidade. A começar pelo design, meu Macbook é fino e leve, o que me permite levá-lo na bolsa para qualquer lugar. E mesmo apresentando um acabamento forte, há cases específicas no mercado, com uma capa macbook air eu consigo até trocar a cor do meu computador, e é claro, tem a maçã que acende.
A segurança do Macbook também é um atrativo. Em comparação com o Windows, é muito mais difícil de atacar o sistema MacOS. A Apple prioriza seu ecossistema, ou seja, é possível conectar os dados de outros produtos da Apple, como seu iPhone pessoal ou iPad em seu Macbook, por isso a empresa tende a verificar de forma rígida softwares de terceiros que são usados dentro do seu sistema, o que diminui a contaminação por malwares (vírus), e por sua vez, também limita um pouco o uso de determinados programas. Porém, se você já utiliza outros aparelhos da Apple, o Mac é mais uma opção dentro do ecossistema para ter seus dados e informações sempre em mãos.
Também não posso reclamar em nada do sistema MacOS, simplesmente acho que nunca tive um computador tão rápido em mãos, nesse quesito o Macbook é limpo, estável e muito ágil.
Apesar de ter sido necessário uma grande dose de paciência para aprender a lidar com o Macbook — e confesso que em alguns momentos pensei em desistir e vender meu presente na OLX — ele é um computador de auto desempenho e tem me auxiliado com meus afazeres de rotina em montar trabalhos da faculdade, fazer pesquisas e escrever textos para o blog. Então sim, pra mim vale a pena ter um Macbook.
Obrigada mozão pelo presente ❤️
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.