17 novembro 2024

Design Biofílico: Favorecendo a Natureza em Construções Residenciais




natureza e construção

Pixabay @lecreusois
Há alguns dias atrás chegou até mim um vídeo no Instagram onde uma arquiteta especializada em iluminação, ao invés de retirar uma pedra gigante que ficava na lateral e em boa parte da área interna da casa de seus clientes, a profissional incluiu a pedra na composição geral da casa, dando à rocha o status de decoração. Achei a ideia genial e pensei em trazer aqui para o blog algumas maneiras de incluir e favorecer a natureza em uma construção, assim como fez a arquiteta.

Design Biofílico: A Natureza na Arquitetura


Vivemos em uma época que a preocupação com o meio ambiente é crescente e as pessoas buscam cada vez mais por contato direto com a natureza, e claro, a arquitetura também foi influenciada pela tendência biofílica, onde há a inclusão de elementos naturais dentro do projeto.

O prefixo "bio" exprime a noção de "vida", enquanto em grego "filia" significa "amor", ou seja, em tradução livre biofilia é "amor à vida". O termo é utilizado na arquitetura para se referir a propostas que aproximam as pessoas da natureza e como consequência possam colher os benefícios disso. De modo geral, ambientes com design biofílico promovem bem estar, proporcionando por exemplo, um ar mais limpo e equilibrado, ajudam a reduzir o estresse e auxiliam a concentração, além de oferecer ainda outras vantagens para a saúde física e mental.

Geralmente, antes de iniciar uma obra o terreno é limpo, mas por que não incluir os elementos naturais na construção?


Se você é um jovem adulto millennial, com certeza deve se lembrar da árvore que ficava no meio da sala do Castelo Rá Tim Bum e servia de casa para a cobra Celeste e os passarinhos que lá viviam. Mas, ter uma árvore em casa não é algo restrito à cenários de programas infantis, atualmente muitos arquitetos criam projetos a partir da posição de elementos naturais que já estão na área de construção.

É possível se inspirar em criações arquitetônicas com subterfúgio de grandes árvores para a parte externa da edificação, ou árvores menores que fazem parte da composição visual interna. Também há a possibilidade de fazer jardins no interior da casa, ou pátios descobertos para a entrada de luz e manutenção das plantas que ali forem colocadas.

design biofílico

Denilson Machado - MCA Esúdio
Mas é claro, nem todo mundo quer conviver com uma árvore gigante dentro de casa, então, é possível incluir o design biofílico de forma sucinta por meio de plantas estrategicamente posicionadas no ambiente. As chamadas paredes vivas por exemplo, trazem à decoração um toque de requinte e naturalidade, dessa forma diferentes texturas de plantas promovem sensações a quem convive com uma decoração verde.
jardim vertical
O estilo rústico, bem como o uso de materiais naturais e artesanais também fazem parte do design biofílico. Recorrendo à harmonia e reciclagem, utilizar matéria-prima natural ou elementos que retratam o meio ambiente, como bambu, madeira, pedras e cascas de árvores, dão ao local um ar natural e aconchegante.

O design biofílico representa qualidade de vida, sustentabilidade e o homem em busca da natureza, algo muito necessário atualmente devido a agitação da vida moderna e os malefícios que isso traz. Optar pela  inclusão da natureza em projetos de construção residenciais é de grande valor hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo