Miga sua loka, como assim recusar parceria se conseguir uma já é difícil? Pois é, conseguir parceria é algo que praticamente todx blogueirx estima, afinal, quem não quer receber produtinhos em casa e dinheiro na conta fazendo aquilo que gosta não é mesmo? Mas, existem alguns motivos pelos quais você deveria recusar uma parceria, e nesse post eu vou listar dois deles.
1. Quando você não terá nenhum benefício. Aí você recebe o e-mail de uma empresa lhe fazendo uma proposta, você fica super feliz e radiante, mas percebe que não terá nenhum retorno daquele trabalho, e aí? Como faz? A algum tempo atrás uma blogueira me chamou atenção em um grupo do Facebook, a publicação dela dizia que uma empresa havia lhe oferecido credenciais para participar de um evento em outro estado e ela deveria trazer aos seus leitores conteúdo do evento, afim de divulgar a tal empresa. A blogueira nos perguntou se valia a pena, já que esse poderia ser o primeiro trabalho do tipo que ela faria. Lendo os comentários da publicação, percebi que a empresa em questão não havia comentado nada com ela sobre pagamento pelo trabalho, passagens, alimentação e/ou hotel, na verdade, até aquele momento, a empresa estava oferecendo apenas as credenciais. Então eu pergunto a vocês. Será que valeria a pena?
Ao receber uma proposta de parceria, você deve ponderar sobre os prós e os contras, ter em mente o que você deseja de retorno desse trabalho e se conseguirá, afinal, "parceria" já é auto explicativo, as duas partes precisam sair ganhando, é uma colaboração. E não tenha medo de recusar ou de você mesma trazer uma proposta melhor à empresa, dê valor ao seu trabalho. Caso decida não aceitar, não se preocupe, sempre surgirão outras oportunidades ótimas pra você, rejeitar uma parceria, não significa que você está recusando todos os outros futuros trabalhos que você possa vir a fazer.
2. Quando a parceria não é de interesse do seu público. A Clayci, do blog Sai da Minha Lente, escreveu um post/desabafo muito bom, onde ela traz dez motivos pelos quais deixa de acompanhar um blog, dentre eles, a Clayci menciona sobre quando os produtos que a blogueira indica não tem nada haver com o público, e quando ela percebe que o blog não tem amor, apenas publicidade.
Vou dar um exemplo pessoal, a algum tempo atrás recebi uma proposta, onde eu teria que escrever sobre cinco sites, um por semana, e receberia em troca um presskit no valor de R$400. UAU! 400 conto pra uma blogueira pequena igual a mim é O Sonho de parceria! Fiquei radiante, mas quando eu vi o assunto dos sites, o sorriso murchou no rosto, alguns deles não tinham nada haver com vocês, meus leitores. Me imaginei escrevendo sobre aquilo e meu público lendo do outro lado da tela e se perguntando o que havia acontecido com o blog que eles conheciam. Ponderei sobre o assunto e dos cinco sites, achei dois que tinham haver com meus leitores, procurei saber se eram de confiança e já imaginei as postagens interessantes que eu poderia fazer, meu presskit diminuiu o valor para menos que a metade do que eu poderia ter conseguido, mas eu ainda estava feliz, passei conteúdo de qualidade aos meus leitores e fechei a parceria.
As vezes, empresas que não tem nada haver com o nicho do seu blog entram em contato apenas para que você libere um post de divulgação e eles possam ficar na primeira página do Google. Você ganha presskit ou dinheiro, mas perde leitores fiéis. Ao receber uma proposta, considere se aquela parceria também será interessante para seu público. Não deixe que seu blog vire apenas um outdoor de divulgação, seja equilibrada ao liberar posts patrocinados. Faça um calendário e intercale os textos de parceria entre os posts normais do blog. E sempre, sempre seja sincera!
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