Desde os meus dez anos de idade (ou antes disso), eu sofro com ansiedade e depressão. As vezes eu estava brincando, assistindo tv ou me arrumando para ir à escola, e de repente me batia uma angústia tão grande que eu simplesmente deitava em posição fetal no chão e chorava até meus pais virem conversar comigo. Todos me perguntavam o motivo da minha tristeza, mas ainda como respondo hoje, eu simplesmente dizia: "não sei, eu só... sinto".
A ansiedade começou a atrapalhar a minha vida quando eu tinha dezesseis anos. A idade da incerteza. Comecei a ter crises de ansiedade tão fortes que eu aparecia três vezes por semana no hospital para tomar calmantes que dopavam. Procurei por psicólogos, psiquiatras e neurologistas. Foi só com vinte anos, prestes a me casar, que um médico clínico geral me diagnosticou com depressão e TAG, ou Transtorno de Ansiedade Generalizada. Desde então eu tomo remedio para ansiedade e continuo em tratamento. Até porquê, nesse meio tempo eu desenvolvi TOC também. Aff! Não é fácil conviver com tudo isso!
Ansiedade: O Primeiro Sintoma do Distanciamento Social
O que eu quero dizer com a minha história é: a ansiedade descontrolada é cruel! Costumo dizer que a ansiedade é um monstro que controla seu cérebro e te corrói por dentro. E agora, com a quarentena e o caos que o coronavírus causou em nossas vidas, fica ainda mais difícil ter um pensamento positivo sobre tudo.
É mores, não tá fácil pra ninguém! Eu nunca li tantos desabafos na blogosfera como eu tive acesso nesse último mês, e eu me sinto pessoalmente preocupada por que eu sei exatamente o que muita gente está sentindo confinado em casa. Portanto, com base na minha experiência sobre esse sentimento necessário, porém, por vezes massacrante, trago nesse post algumas dicas que possam faze-lx revigorar-se de boas energias e sentir menos ansiedade.
Veja Também: Cinco Dicas Para Diminuir a Ansiedade
1. Faça Listas
A ansiedade causa confusão mental, o que por sua vez, acaba atrapalhando seus afazeres diários. Você acorda pensando em várias coisas que pode fazer durante o dia, mas parece que o seu cérebro pensa demais e te paralisa, quando se dá conta, já é 18h e você só protelou ou não terminou nada do que começou, o que te deixa frustradx. A quarentena nos tirou da nossa rotina e é necessário organização para criar um novo cotidiano apenas dentro de casa.Evite fazer listas mentais, coloque tudo no papel e enumere seus afazeres colocando as prioridades no topo da lista. Foque apenas nessas atividades que anotou e check o que conseguiu terminar, acostume seu cérebro com a satisfação em ver tarefas completas.
2. Você Não Precisa Ser Produtivo o Tempo Todo
Eu aprendi isso a duras penas. As vezes eu me sinto bem desanimada, e antes eu me obrigava a agir de forma positiva para me sentir melhor, hoje eu percebo que me entregar à angústia é o que me faz bem. Eu permito sentir a tristeza e TÁ TUDO BEM! No outro dia eu acordo revigorada e pronta pra encarar a vida.A quarentena não é uma competição de produtividade, se hoje você quer fazer vários nadas. Que assim seja! Caso não tenha nenhum compromisso importante, desacelere seu cérebro se concentrando em coisas banais, mas felizes, como assistir um filme, desenhar, tomar sol no quintal... Só não vale ler ou assistir o jornal! Pode ser que depois de um tempo de paz você se sinta mentalmente mais tranquilo para ser produtivo.
3. Celebre as Pequenas Conquistas
Foque nas coisas que fez, ao invés de se martirizar por uma tarefa não feita. Celebre as pequenas conquistas do seu dia-a-dia, talvez hoje você não tenha conseguido limpar a casa, mas pelo menos você praticou exercícios físicos.Apenas pare de ser tão perfeccionista e crítica(o) consigo mesma(o).
⋅ ⋅ ⋅ ♥ ⋅ ⋅ ⋅
Desculpe o post gigante, mas eu realmente queria ajudar de alguma forma, já que sinto uma empatia enorme por todos que precisam lidar com o monstro da ansiedade, mas ás vezes nem sabem que tal sentimento tem nome. Espero que esse post tenha agregado algo de positivo em sua vida, faça o possível para lidar com a ansiedade da melhor forma possível, proteja sua saúde física e mental, logo todo esse caos passa e a pandemia do Coronavírus será apenas história.
Atenção! Lembrando que caso seus sintomas de ansiedade insistam em ser frequentes e atrapalhem a sua vida, é de extrema importância que procure um médico.
*Os gifs que ilustram o post são do site Catraca Livre e Buzzfeed. A imagem é do Pixabay.
Para evitar a ansiedade tenho tentado ocupar a mente ao máximo. Tenho feito exercícios aeróbicos em casa e às vezes yoga, quando concilio horário.
ResponderExcluirQue dicas maravilhosas, eu também tenho ansiedade desde muito nova e tento não pensar muito nos momentos que ela vem, eu gosto de me manter fazendo exercícios
ResponderExcluirLeslie, essas dicas que trouxe, são ótimas e não somente para quem sofre de ansiedade, mas para geral mesmo. Eu mesma quando comecei a ficar em casa, achava que precisaria fazer um monte de coisa todos os dias para ser produtiva, quando na real, queria era só ficar ~coçando~ e não me sentir culpada por isso. xD
ResponderExcluirBeijo
Cores do Vício
esses últimos dias tive muita ansiedade e estresse. Me cobro demais até nesse tempo e isso não é saudável. Tentando viver uma vida mais livre, porém tá sendo difícil sabe? Dicas essenciais.
ResponderExcluirbjs www.diadebrilho.com
Amei as dicas, muito úteis :D
ResponderExcluirhttps://www.submersaempalavras.com/
Adorei sua listinha Leslie! Acho super importante a gente não se pressionar tanto em ser sempre produtivo.
ResponderExcluirSó é uma pena pensar que ansiedade virou algo tão rotineiro e "na moda". Principalmente agora com o isolamento social.
Mas por outro lado é legal saber que esses temas estão sendo tratados de forma mais séria.
Espero que esteja tudo bem por aí. Boa semana ♥
Apesar de ter fibromialgia nunca manifestei depressão ou ansiedade. Mas, após o acidente de carro passei a ter crises de ansiedade, pânico e gastrite nervosa. É muito complicado e hoje faço acompanhamento psicológico. Nessa quarentena não tô acompanhando nada, me desligo totalmente, nas redes sociais deixei de seguir quem fica compartilhando coisas negativas. Estou orando muito a Jeová para que tudo passe logo.
ResponderExcluirwww.geracaopenaestrada.com
As vezes sinto um pouco de ansiedade, mas até que não tem acontecido com frequência. Tento sempre respirar fundo e tentar entender o que está me deixando ansiosa, e muitas vezes é nada. Adorei as dicas e vou aplicá-las.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Tento manter o meu tempo bem ocupado mas no começo foi bem difícil...
ResponderExcluirhttps://blogmariianaleal.blogspot.com/
Suas dicas são super importantes, Leslie.
ResponderExcluirNo início eu achava que tinha que acordar e fazer tudo num único dia, como se o mundo fosse acabar. Agora não dou mais importância para isso e se não quero fazer nada, não faço nada. Estou melhor agora.
Bjus!
galerafashion.com
Olá,
ResponderExcluirAdoramos a postagem, suas dicas são muito importantes.
VOU ARRASAR BLOG
eu nao to de quarentena pq trabalho na saude, mas nossa, to extremamente ansiosa, nervosa, sobrecarregada e tudo que vc possa imaginar, lidar com essa pandemia nao está facil pra ninguem :////
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Super importante esse post, Leslie. Já tinha algumas crises de ansiedade e confesso que não está sendo fácil lidar com tudo o que está acontecendo, principalmente porque muitos da minha família estão expostos, então a preocupação piora tudo. Mas, vai passar! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Leslie,
ResponderExcluirNão sou ansiosa, mas estou entendiada e cansada com este isolamento. Nuca trabalhei tanto na vifda, é um tal de lava, desinfeta, seca, faxina que não tem Fim!!! Não vejo a hora que este virus abandone o nossa planeta.
Beijos e boa sorte
Amiga do céu, larga mão da casa e vai descansar! Chuta o balde!
ExcluirOi Leslie!
ResponderExcluirAssim como você também tenho ansiedade mas a minha veio depois do vestibular. Hoje, depois de muita terapia, consigo lidar um pouco melhor, mesmo ainda tendo alguns episódios de pânico. É muito dolorido.
Suas dicas são super válidas para esse caos que estamos vivendo. Espero que depois disso saiamos pessoas melhores conosco e com o mundo.
Um beijo e se cuide!
Vestidinho Jeans
Ansiedade é muito complicada! Eu não tenho TAG, mas minha psicóloga disse que tenho tendência a ter ansiedade em alguns momentos, e agora na pandemia fico prestando atenção pra não ficar muito "pilhada" nisso. Fico fazendo basicamente o que eu quero, sem pressão, pra tentar sobreviver. Fiz listas pra saber o que fazer nos dias e não passar em "branco" só procrastinando, e tenho me dado bem. Às vezes fico bem nervosa e me dá vontade de chorar com qqr coisinha, mas tô "aprendendo" a lidar com tudo pra logo passar e termos nossa vida de volta ^_^
ResponderExcluirBeijinhos de longe!
tipsnconfessions.blogspot.com
@raquel_tips
Isso é bom Raquel, prestar atenção a si mesma para não ter uma crise e não deixar a ansiedade te "pilhar" e acabar com o seu dia. Você está indo muito bem!
ExcluirAi nem me fale de ansiedade viu Leslie? Eu também fui diagnosticada com esse "monstro" durante a minha adolescência que foi a minha pior fase, sentia muita falta de ar, angustia e sentimentos ruins mesmo, depois de fazer o tratamento com o psicólogo e descobrir algumas coisas sobre mim consegui melhorar um pouco, mas ela nunca se vai por completo, por isso eu faço essas coisas que você falou no post, listas, tento pensar nas coisas que fiz e foco nisso, realmente faz diferença.
ResponderExcluirwww.vinteprimaveras.com
Ahh sim, na verdade a gente aprende a conviver e começa a prestar melhor atenção no que podemos fazer para evitar as crises. Fico feliz que vc tenha melhorado, terapia é vida! Todo mundo devia fazer.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirSei bem como é ter crises de ansiedade, difícil de controlar. Com o tempo vamos vivendo um dia de cada vez e aprendendo, eu sempre amei fazer listas, sempre funcionei bem assim escrevendo e me planejando com o que preciso fazer.
Díficil eu comemorar pequenas conquistas, queria fazer isso mais vezes e é algo que estou treinando.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
As listas ajudam bastante e é exatamente como vc disse, a gente vai aprendendo a lidar e vivendo um dia de cada vez. Te aconselho a fazer listas de coisas boas também Vanessa, anote coisas que vc conseguiu fazer, isso vai te dar uma visão boa do que comemorar.
ExcluirEu já tive algumas crises de ansiedade e sei o quão ruim é isso, mas acho que o pior é as pessoas ao redor não entenderem muito bem e não saberem lidar com isso, pelo menos eu sempre tive que me 'recuperar' sozinha :(
ResponderExcluirMas adorei as dicas, celebrar as pequenas conquistas e ficar mais tranquila e não produzir o tempo todo são ótimas coisas.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Siiim Vah, crises de ansiedade são complicadas por que no começo nem você e muito menos as pessoas ao seu redor entendem o que está acontecendo, é difícil por que ninguém sabe como te ajudar, quando na verdade, ás vezes só um abraço já nos acalma.
Excluiro povo da internet só fala em ser produtivo, em fazer coisas que normalmente não temos tempo, mas não é assim que funciona né! tive uns dias bem ruins que nem queria levantar da cama! :/
ResponderExcluirmas tô tentando manter a rotina - quando possível - as listas me ajudam muito! :D
xoxo
Guria do Século Passado
Pois é Luana, a quarentena começou e já surgiram inúmeras dicas do que fazer durante o distanciamento social. Praticar exercícios, escrever, ler, desenhar, cozinhar... tudo isso é muito bom. Mas, pegar um dia pra ficar apenas na cama também descansa o corpo e a mente.
ExcluirOlá Leslie
ResponderExcluirPostagem interessante. É importante confiar e descansar em Deus. "Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês." I Pedro 5:7. Bjs querida.
Nice post love to see your post
ResponderExcluirMe identifiquei muito com seu post! Tenho ansiedade e estou ainda pior nesses dias de quarentena, devido ao isolamento social e também preocupada com a situação!
ResponderExcluirMas me ajudooou, adorei o texto! :)
Bisous,
Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
www.pequenomuffin.com.br
Great post and love the tips
ResponderExcluirAdorei seu post e seu relato. Até que a quarentena não está me afetando tanto, mas tem dias que eu fico a um triz de surtar.
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Amei o post. Esse isolamento tem sido horrível pra mim, eu fico irritada ao extremo, chorando o tempo todo e com a sensação de que todo mundo me odeia. O pior de tudo é não conseguir explicar o porquê disso para as outras pessoas.
ResponderExcluirSuper complicado pra você ter que lidar com tudo isso e tão cedo e que bom que você consegue achar formas de controlar tudo.
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Leslie. ♥ Super te entendo, também tenho. Mas depois que busquei ajuda, as coisas melhoraram e a ansiedade está mais controlada! Têm dias que ela aparece com tudo, outros nem lembro que ela existe. Isso da listinha ajuda bastante e ler para mim é um refúgio que me faz um bem danado. Terapia, por mais que seja online, também tem me ajudado! Enfim, obrigada pelo post. Em tempos de quarentena, esse assunto, mas do que nunca tem de ser falado. :)
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Oi Leslie
ResponderExcluirFelizmente na minha cidade a quarentena não está TÃO rígida, mas ainda assim é um período muito complicado, já que, mesmo saindo de vez em quando pra ir no mercado pros meus pais, a gente sabe de tudo o que está acontecendo e isso vai gerando todo tipo de angustia possível. Assim como você, eu luto contra os monstros da ansiedade e da depressão. É algo que não desejo a ninguém. Eu me identifiquei muito com seu texto, pois também costumo fazer listas pra saber o que precisa ser feito, celebro cada pequena conquista e, quando a bad vem, eu aceito e vivo ela. Depois que ela passa, eu estou pronta pra tentar novamente, mas ficar lutando contra os sentimentos não me faz bem, eu tenho que me permitir viver eles.
Um beijo, força
Vidas em Preto e Branco
A ansiedade anda a rondar por aqui...
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Olá, querida!
ResponderExcluirSem querer, tenho seguido as tuas dicas neste dia-a-dia, quase monótono!
É uma luta interior para todos nós que iremos sair vencedores!
Já seguia o teu trabalho, um beijinho grande :*
http://tudosoblinhas.blogspot.com