A gratidão está na moda, disso não há dúvida. Até o Instagram adicionou a figurinha #gratidão nos stories. A palavra se tornou tão defasada que ela já ganhou versões que ainda nem estão no dicionário, como gratitude.
É bom ser grato, não estou discordando da galera good vibes que cria bambu da sorte em casa, mas as vezes a positividade acaba cegando a mente e os olhos para a realidade. Existe uma linha tênue entre ser realista e pessimista, porém, é possível equilibrar a positividade e ser ao mesmo tempo realista. A gratidão exagerada faz alguns viverem na sua própria bolha. "Já agradeceu por algo hoje? Dia lindo para meditar e ler um livro", diz no perfil do Instagram da pessoa que mora numa bela casa com lareira e tem tempo para contemplar o céu de manhã, enquanto seus seguidores estão vendo essa publicação dentro do busão que os leva ao trabalho, eles olham pra cima e vêem nuvens manchadas de sujeira da janela do ônibus lotado, e só agora percebem que o sol nasceu, pois saíram de casa para trabalhar e levar os filhos à escola antes do amanhecer.
Todo mundo tem algo pelo quê agradecer, mas não sejamos hipócritas, é muito mais fácil ser grato quando se está à beira de uma piscina bebendo champanhe. E tem gente que pode fazer isso todos os dias, mas quando comparados com a maioria, do outro lado da tela há pessoas se sentem inferiores, por que o exagero da gratidão os faz se sentir culpados. Quando alguém posta sua gratidão irreal para seus seguidores, é como se eles não tivessem sendo gratos o suficiente para chegar no mesmo patamar de riqueza e felicidade.
E não falo apenas do Instagram, mas de todas as redes sociais e daquela pessoa super alto astral que insiste em dar bom dia pra geral numa segunda-feira de manhã. Amadah?! Dê bom dia depois das 10h. Pare de tentar ser o arco íris da empresa, os colaboradores não ficarão mais animados por que você está feliz e exalando gratidão.
Nós devemos sim ser gratos e positivos, mas por coisas realmente importantes e que preenchem a nossa vida, desde as pequenas conquistas e ações, como poder fazer uma caminhada depois de um dia difícil ou pela natureza ao nosso redor, até grandes relações e eventos, como casar-se ou agradecer pelas pessoas que nos amam. Além disso, não reprima seus sentimentos, se você está emburrado, pessimista ou reclamão, curta esse momento! Permita sentir essa reclamação, assim você vai entender o que pode ser feito para se sentir melhor. Estar chateada não significa ser ingrata, só quer dizer que a vida não é perfeita.
Só li verdades! E adorei a sinceridade :)
ResponderExcluirBlog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube
nesse momento de mundo tá ainda mais exagerado né?
ResponderExcluirxoxo
Guria do Século Passado
Nossa, concordo com tudo o que escreveu! Está tudo muito fake pelas redes sociais, parece né? O real sentido da gratidão não precisamos nem postar nas redes com exagero! Adorei o post e o pensamento que quis demonstrar!
ResponderExcluirBisous,
PEQUENO MUFFIN | LARA REIS | @BLOGPEQUENOMUFFIN
Leslie por isso que ando bem off de muita coisa, posto sempre que tenho vontade ou tempo livre, o tipo de gratidão que muitas pessoas posta é simplesmente ostentação, mas cada um da aquilo que tem.
ResponderExcluirDevemos saber o real valor da gratidão mesmo como pequenas coisas que nos rodeia um simples gesto ou mesmo por estar com saúde.
Beijos ♥
www.silalmeida.com
As vezes quando leio coisas com essa positividade forçada acho até uma piada sabe, é triste como as pessoas não enxergam nem um palmo a sua frente :/
ResponderExcluirBeijoss, Seja Agridoce ♥️♥️♥️
Olá,
ResponderExcluirTexto por vezes chocante mas completamente necessário. Uma vez tentei incluir no bujo uma gratidão por dia e tive dificuldade de preencher diariamente, o que me fez sentir o que você escreveu. E isso não serve só para a gratidão.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Olá concordo muito com tudo que escreveu! Precisamos de mais pessoas assim.
ResponderExcluirsegredosdamarii.blogspot.com
Lindo e formidável texto,gostei imenso do que li por aqui!! Desejo-te um bom domingo e também uma excelente semana,muitos beijinhos!!
ResponderExcluirOlá, Leslie.
ResponderExcluirExistem sentimentos que as pessoas demonstram de uma maneira tão errada que acaba perdendo o sentido. Falar eu te amo por exemplo, dizem tanto de uma maneira tão leviana que já até perdeu o significado e agora estão fazendo o mesmo com gratidão.
Prefácio
O texto é super interessante. Eu concordo cntg quando diz que a gratidão deve ser moderada, a realidade das pessoas não são as mesmas, e isso dificulta mesmo um "bom dia" as 6h da manhã pra quem vai trabalhar e um bom dia de quem está no caribe. Eu entendo perfeitamente. ♥
ResponderExcluirhttp://www.adeehmello.com/
Oi Leslie! As pessoas para serem queridas, exageram e posam demais de alegres e perfeitas. Eu sou muito mais agir com sinceridade, mesmo que para alguns isso não soe bem. Tem dias que a gente está alegre, em outros não temos nem vontade de dar bom dia.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oi, Leslie
ResponderExcluirÓtima reflexão. Muitas vezes falta empatia de quem vende essa felicidade e gratidão todas. E o pior de tudo é que por trás da hashtag é comum ter uma pessoa cheia de problemas que quer vender uma utopia em troca de likes. As pessoas precisam aprender a contemplar sem dividir, não entendo toda essa necessidade de postar qualquer coisa nas redes sociais.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Eu penso como você em certa parte porque realmente tem muita gente que passou a quarentena na propriedade luxuosa e quer comparar com todo mundo como se fosse uma realidade só.
ResponderExcluirEu me identifico com a palavra gratidão por x mil motivos, mas não fico espalhando aos ventos, acho que a gente tem que ser grato todo dia pelas simples coisas que temos como saúde, órgãos funcionando muito bem (o que tem de gente no hospital ou que nasceu com alguma doença incurável), família, nosso teto (seja alugado ou próprio), nossas conquistas e até o que passamos pra chegar onde estamos. Só acho que a gratidão tem que partir da pessoa e ela compartilhando com Deus, ou em um caderninho acho ok.
Realmente essa gratidão em excesso no insta não é bom..
Beijos!
www.dicasdeblogueira.com
Oi!
ResponderExcluirPor ter tido um colega na faculdade que em toda mensagem ele mandava um "gratidão" eu acabei pegando ranço do uso da palavra de forma exagerada e acabou que acho desnecessário ter virado um sticker do Instagram, e realmente, bom dia só depois das 10h.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Compartilho do mesmo sentimento. Por muito tempo eu ficava me forçando a ver o lado bom de tudo e ser positiva enquanto me forçava a levantar da cama e 'ser feliz' e foi um dos piores momentos para mim.
ResponderExcluirEu desconfio muito de quem é feliz e agradecido o tempo todo, pois de duas uma: ou a pessoa está sob efeitos de drogas ou ela mente muito bem.
Acho que devemos saber reconhecer e abraçar nossos sentimentos.
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Oi, Leslie. Tudo bem?
ResponderExcluirCreio que ser grato e feliz não depende de rede social e realmente existe um exagero em tentar provar esse ponto o tempo todo pela internet.
Beijos, Vanessa
Leia Pop
Oi Leslie, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, esse post tá sensatíssimo, sem defeitos.
Como você, também acho importante ser grato pelas pequenas coisas e lembrarmos que em muitos aspectos somos afortunados. Mas reagir assim A TUDO não é saudável. As pessoas tem dores, e essas dores não devem ser invibilizadas só porque em alguma outra área da vida ela tem uma coisa boa pela qual ser grato. É sufocante essa necessidade good vibes o tempo todo.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
oi
ResponderExcluirgostei da reflexão realmente todos temos nossos momentos de estar de cara fechada, só que isso não significa ingratidão, mesmo uma pessoa grata é impossível ficar feliz e agradecer por tudo 24 horas por dia. Agora na redes sociais nem sempre aquilo que as pessoas postam podem ser o que realmente estão sentindo.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Leslie, adorei sua reflexão! Eu sou reclamona e não vejo mal nenhum disso! Tem dias que não estamos bem e tudo bem nisso!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Oi, Leslie!
ResponderExcluirEu amei a reflexão! Hoje em dia banalizaram demais sentimentos como amor e gratidão. Nem todo mundo acorda feliz e tem motivos para agradecer todos os dias.. e ta tudo bem! Faz parte da vida haha
Estante Bibliográfica
Sentimento é algo sempre muito complexo, né? Sou uma pessoa que não consegue se expressar bem, nem quando estou muito feliz, nem quando estou triste, sou acostumada a guardar, tanto os sentimentos bons, quanto os ruins. Mas sempre me permito viver o que estou sentindo, tipo, se acordo mal e posso ter um dia mais calmo, sem me cobrar, faço isso. Se estou feliz e motivada, faço tudo que posso. E assim vai.. ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Eu adoro teus textos, Leslie! Concordo total! Eu meio que boicoto essa coisa exagerada da gratidão... acho meio besta, não sou das mais positivas e sempre achei too much. Tudo agora é gratidão, a gente tem que ser grato sim, mas também não jogar purpurina em tudo. E essa gratidão das redes sociais é bem irreal e deixa a gente mais com sentimento de tristeza e de inferioridade, do que ajuda.
ResponderExcluirBoa semana!
tipsnconfessions.blogspot.com
instagram.com/raquel_tips
Leslie, como vai?
ResponderExcluirÉ exatamente isso. Gratidão não é mostrar felicidade todo o tempo, não é nunca se estressar e nem ficar triste as vezes. Somos humanos e vivemos e viveremos todos os sentimentos em vários momentos, com certeza temos motivos para agradecer sempre mas, podemos sim nos chatear e ficar tristes também.
Ninguém é perfeito e a vida perfeita é uma ilusão que criaram, e o feed do instagram não mostra nem 10% da realidade diária de cada um.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Gente... que texto maravilhoso... suave e com uma pesada verdade que muitos fingem não saber... sempre estive pensando assim, então logo, logo, dizia pra mim mesma: não posso pensar isso, não devo focar nisso, devo ser assim ou assado'. Não se pode fechar os olhos pra verdade nua e crua que estamos vivendo e, para agradar ao discurso 'politicamente correto', passarmos a seguir o gado com esse mimi de 'gratidão' e 'good vibes.' Aff... Aff...
ResponderExcluir