Se eu continuar nesse ritmo de leitura e não entrar numa ressaca literária futuramente, o blog terá pelo menos uma resenha de livro por semana. Eu tenho saído com frequência da minha zona de conforto, e esse ano acabei descobrindo que também gosto muito do gênero fantasia, tanto que fiquei feliz em poder viajar dentro do País das Maravilhas por meio do livro Sem Coração, de Marissa Meyer.
Uma confeiteira com talento, Catherine também é nobre e a Lady favorita do ainda solteiro Rei de Copas. Porém, o sonho de Cath nunca envolveu usar uma coroa, na verdade, seu plano é abrir uma confeitaria com sua criada e melhor amiga, Mary Ann. O problema é que Cath é filha do Marquês e da Marquesa do Recanto da Tartaruga, e sua mãe não acha que o destino de Catherine seja o de comandar um negócio e passar seus dias dentro de uma cozinha, pois aparentemente esse não é um futuro digno para uma Lady. Então, Cath precisa lutar contra o que seus pais acham melhor para ela e ainda defender seu amor por Jest, o Bobo da Corte.
Sem Coração é como uma releitura, ou um livro adjacente, digamos que ele seja um spin-off do clássico escrito por Lewis Carroll em 1865, Alice no País das Maravilhas. Se não por meio do livro, você com certeza conhece a Rainha de Copas que já foi interpretada inúmeras vezes no cinema. A personagem é sempre característica e muito cruel ao resolver todos os seus problemas mandando decapitar pessoas, animais ou criaturas. E no livro Sem Coração conhecemos Catherine, a filha do Marquês do Recanto da Tartaruga, uma moça alegre e que ama fazer doces, quem a conheceu assim, não poderia imaginar que Catherine se tornaria a futura mal-amada Rainha de Copas.
A autora conseguiu criar uma história perfeita, onde tudo se encaixa de forma exemplar, e não apenas em relação ao contexto do roteiro de Sem Coração, mas também no que se diz ao mundo criado por Lewis Carroll. Sem Coração nos mostra como e porquê Catherine se tornou a Rainha de Copas, e tudo acontece antes de Alice encontrar o buraco do coelho branco, então há muitas referências do clássico no livro de Marissa Meyer.
"Eles eram todos um pouco loucos, se fosse para ser sincera." - Pág.215
Catherine é digna de pena, parece que por ter nascido em uma família rica ela já tem seu destino traçado, e por não aceita-lo, Cath acaba se revoltando, mas ela demora muito para ter real coragem e agir como alguém que deseja fazer suas próprias escolhas. Vários personagens nos despertam raiva, enquanto outros, afeição, como o gato risonho de Cheshire, esse que me parece ser sempre a voz da consciência.
"O jeito mais fácil de roubar uma coisa, é quando ela é dada por vontade própria." - Pág. 306
A única ressalva é que com quase quinhentas páginas de livro, eu desejava que a autora tivesse envolvido mais o Xadrez na história, o lugar de onde vem alguns personagens importantes, como o Chapeleiro Maluco e Jest, o Bobo da Corte. Xadrez fica do outro lado do espelho e parecia ser um local perfeito para diferentes acontecimentos, mas no geral a história de Sem Coração se passa apenas em Copas e no limite de Xadrez. Porém, nem por isso eu diminuo a nota para o livro, pois a ambientação está impecável, e nós sabemos que esse é um ponto crucial para livros de fantasia. No mais, Sem Coração até então foi uma das minhas melhores leituras do ano.
Oi
ResponderExcluirque bom que gostou da leitura, fantasia é um gênero que gosto, apesar de estar lendo pouco, eu tenho o e-book e quem sabe eu leia, adoro a história da Alice, então seria interessante ver um outro lado da rainha de copas.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Adorei a resenha amiga, eu preciso e muito voltar a ler meus livros, mas a preguiça nunca deixa.
ResponderExcluirFaz tempo que não leio livros de fantasia, o último que li foi Harry Potter. kkk
Gostei do preço dele na Amazon, vou ver se compro para ler no tablet.
Beijos.
Diário da Lady
Olá, Leslie.
ResponderExcluirEu peguei esse livro grátis agora na quarentena, mas ainda não tive tempo de ler hehe. Eu estava bem curiosa com ele quando lançou, mas dai li algumas resenhas negativas e meio que deixei de lado hehe. Mas agora me animei de novo hehe.
Prefácio
Oi, Leslie!
ResponderExcluirEu amei TANTO esse livro, que acho uma injustiça ele ser tão pouco comentado! Eu mesma nem o resenhei ainda, mas fiquei imensamente surpresa com a qualidade da narrativa e torci até o último minuto por um final feliz, mesmo sabendo que isso seria impossível.
Eu me apaixonei pelo Jest, e até hoje sinto um aperto no coração ao me lembrar dele :(
É verdade, a Marissa podia ter abordado mais sobre Xadrez! Deu até vontade de reler essa história maravilhosa <3
Estante Bibliográfica
Nossa que bacana esse ter sido sua melhor leitura do ano.
ResponderExcluirEsse eu não conhecia, mas ando amando livros do gênero fantasia.
Fiquei interessada nesse livro e adorei sua resenha.
Beijos!
Pam Lepletier
Thanks for the review, it seems like a wonderful book!
ResponderExcluirxoxo
Lovely
http://mynameislovely.com
Olá!
ResponderExcluirEu amo quando as pessoas fazem releituras ou contam a histórias antes dos personagens serem as pessoas que conhecemos nas histórias, e eu quero muito conhecer essa.
Beijão!
Lumusiando
Amei a resenha desse livro! Me deu vontade de ler! muito bom!
ResponderExcluirBlog Sabrina Oliveratta
Instagram
Nunca tinha ouvido falar, mas adorei a resenha, deu até vontade de ler. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/
ResponderExcluirQuando você falou que estava lendo esse livro, não sabia que tinha a ver com esse mundo da Alice, que eu amo tanto! ♥ Já anotei a dica e acho que vou curtir bastante a leitura. Aliás, você que tá curtindo fantasia: têm três contos na Amazon, que falam sobre antes de Oz (Mágico de Oz). Já li sobre o homem de lata e o espantalho. É bem legal! Ah! E por mim, você pode trazer resenhas literárias uma vez por semana, que vou adorar hahaha. :)
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Oii, como vai?
ResponderExcluirAmo demais esses livros que falam sobre vilões famosos sob um ponto de vista diferente, até porque nos livros ou filmes, eles não mostram muito do passado ou das razões do personagem. Vou anotar o nome desse porque achei muito legal. Sempre gostei de todo o universo de Caroll e da Rainha de Copas então super leria mesmo sendo escrito por outra pessoa.
Abraço ♥
Larissa - Blog: Parágrafo Cult
Amei a resenha. Ainda não li esse livro e amei que é no 'Aliceverso'.
ResponderExcluirMesmo a sinopse entregando o livro, ainda dá muita vontade de ler e descobrir a história da Catherine.
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
parece ser um bom livro!
ResponderExcluire eu ainda preciso organizar melhor meu tempo pra poder ler mais!
mas tá bem complicado dando aula online! kkkkkkk
xoxo
Guria do Século Passado
Faz taaaanto temmpo que to enrolando pra ler esse livro hahaha, sua resenha me deu mais coragem :~
ResponderExcluirLimonada
Deve ser muito interessante esse livro, eu ainda nao li a obra Alice do Lewis Caroll mas tendo uma releitura deve ser muito legal.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Miga confesso que quando eu li que você descobriu que gosta do genero de fantasia eu falei: UHUUUUUUL haha
ResponderExcluirEu estou tentando sair da ressaca literária aos poucos e já estou super animada em ver mais resenhas aqui no blog. Você escreve tão bem! A capa do livro é linda demais e uma vez quase que eu comecei a ler esse livro mas optei por outro mas achei fascinante a sua resenha pois pude saber que nesse livro conta sobre como Catherine se tornou a rainha de copas e pelo fato de que tem algumas frases marcantes como sobre pensar em até seis coisas impossíveis logo pela manhã.Miga, uma pergunta, a rainha no livro fala a famosa frase: Cortem as cabeças? rs Lembrei dessa frase rs
https://itslizzie.space/
Ah como eu adoro releitura de clássicos, a proposta é bem interessante e acredito que nos permite ter um novo olhar sobre a obra de Lewis. Amei a resenha ♥
ResponderExcluirBeijos
http://www.leiapop.com/
Não conhecia esse livro, não me aventuro tanto em livros de fantasia no momento. Tenho gostado mais de desenvolvimento pessoal e romance policial. Faz seu gênero?
ResponderExcluirbjs www.diadebrilho.com
Que resenha maravilhosa, já peguei pro meu kindle. Eu amo ler, mas as ezes bate a ressaca violenta aqui também. Eu comprei o alice porque a darkside tá arrasando nas capas, e nem sabia que tinha um livro da rainha de copas. É interessante porque em Alice, ela fica muito escrota sem "justificativa", e não fazia muito sentido pra mim. Amarei esses posts de livro semanal, porque me motiva a voltar a ler tb.
ResponderExcluirBeeijos da Tami <3
Eu Milhazes
Taí um livro que sou doida para ler, Leslie! Ainda não me joguei por conta do número de páginas (sou preguiçosa kkkkkk), mas preciso mesmo conferir esse livro!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Vou ver se consigo pegar pela Amazon, adoro a história da Alice. Super curiosa para saber mais sobre a rainha de copas, que realmente, é sempre tão amarga e cruel na história oficial. Ver esse outro lado me deixou mega curiosa. Só ia ser uma leitura mais demorada para mim, já que são 500 páginas.
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Amei tanto essa resenha, que nem sei dizer. Fazia tempo que uma resenha não me deixava com tanta vontade de ler um livro, como essa. Devo confessar que não li Alice no País das Maravilhas, mas eu AMO a história, os filmes e as séries que envolvem Alice de alguma forma. Coloquei esse livro na minha lista de livros para comprar. E já imagino que vou passar a amar a rainha de copas, por entender como ela se tornou uma vilã nesse livro.
ResponderExcluirhttps://lysonjeada.com.br/
Oi Leslie, tudo bem?
ResponderExcluirTambém tenho lido muito nesses tempos, mas como tem sido livros em série, então nem animo de trazer as resenhas no blog, mas penso em fazer resenhas no IG, só preciso perder a vergonha de aparecer.
Curti muito a temática do livro, ainda não tive a oportunidade de ler, mas fiquei curiosa.Gosto muito dos personagens de Alice no País das Maravilhas, então acho que vou gostar desse livro. Dica anotada.
Abraços,
AVA
https://apenasava.com/
Adoro essas histórias que contam sobre o passado de algum personagem secundário famoso, principalmente se for vilão, dá todo um sentido novo pra gente entender como aquele vilão se tornou aquilo que a gente conhece.
ResponderExcluirE qualquer personagem da história da Alice é mais amorzinho ainda <3
Beijos,
Livro de Memórias
Que livro lindo...
ResponderExcluirJá vou procurar pra eu ler!
Beijinhos
Cátila Santos
Olá, Leslie! Apesar de eu nunca ter sido muito fã de Alice no País das Maravilhas, fiquei surpresa pelo fato dessa releitura retratar a vida da grande vilã da trama. Não imaginava que havia um livro com focasse na personagem! Tem quem goste muito dos antagonistas de diversas histórias e alimente certa curiosidade de entender o seu passado, né? Apesar de não ser algo do meu feitio, ainda acho muito legal quem vai longe com a imaginação e se dispõe a desenvolver histórias dessa maneira, que só enriquecem o mundo desses grandes universos literários, independente do fato de não ser canônico.
ResponderExcluirÓtima resenha! Que legal que esteja se aventurando cada vez mais a ler coisas diferentes. Abraços!
Blog Trívia
Oi! Eu gosto bastante desta autora e este livro dela está na minha lista de leituras desejadas. Este universo que ela ambienta a trama me fascina. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Este livro já está na minha listinha! quero ver se consigo ler logo!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas