Nicolamargaret | Getty Images/iStockphoto |
Sinônimo de bem-estar e tranquilidade, o Cottagecore vem conquistando a todos com seu estilo simples e romântico.
Conheci a estética cottagecore no blog Only Inspirations e resolvi pesquisar um pouco sobre como incluir esse estilo fofo e romântico na decoração, até porquê, o cottagecore pode ser empregado na moda, como um estilo de vida e também na composição de ambientes.
O Cottagecore tem um conceito muito parecido com o estilo Hygge, onde há uma grande busca por conforto/aconchego e bem-estar, mas o cottagecore ainda é mais específico, pois ele parte da decoração rural do começo do século XX. De acordo com o blog QG do ENEM, o começo dos anos 1900 é uma época conhecida como a "Era dos Extremos", pois foi marcada por grandes acontecimentos, como a Primeira Guerra Mundial e a Crise de 1929. Em meio a tantas desgraças, seria normal que as pessoas daquela época ansiassem por tranquilidade e dias felizes, e o estilo cottagecore passa essa informação por meio de sua estética, já que é uma decoração que remete a uma vida caseira e simples.
Filme Mulherzinhas |
E mais de cem anos depois, estamos aqui desejando a mesma sensação de despreocupação, 2020 não tem sido um ano fácil, por isso, é de se esperar que todos estejamos ansiosos por dias mais calmos. Esse ano têm nos ensinado grandes lições, dentre elas, valorizar mais a família e o cotidiano, algo que combina muito bem com o frescor do cottagecore.
A estética cottagecore apresenta a busca pela reconexão com a natureza e uma vida desacelerada, por isso, flores e plantas são vistas tanto de forma física, quanto em estampas de estofados, cortinas ou em papeis de parede. As flores são um elemento clássico do Cottagecore, e pra quem gosta da estética, pode apostar em uma decoração com seu jardim particular, cultivando uma horta, flores coloridas ou folhagens, como a planta peperomia, a hera inglesa ou a ficus.
A percepção vintage e bucólica do cottagecore também traz elementos bem "casa de vó", com itens artesanais e bordados, louças trabalhadas e detalhadas, cadeiras retrô, e ainda outros móveis com palha indiana e principalmente feitos em madeira. A paleta de cores no geral envolve tons pastéis e serenos, como o nude, o erva-doce e o marfim, mas é possível contrabalancear com cores mais vibrantes, como o amarelo e o azul marinho.
Você pode incluir o estilo cottagecore na sua decoração de forma gradual e por meio de detalhes, mas acima de tudo, é legal ter em mente o conceito do estilo, valorize os momentos que parecem ser simples, tire proveito de passeios em meio à natureza e sempre leve em consideração um bom relacionamento com a sua família e amigos.
Oi, Leslie. Tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiro amei ter colocado Mulherzinhas aí, eu não sou muito de procurar sobre decoração e o pouco que sei ou acabo conversando é por causa da minha irmã que ama muito. Cheguei no seu post e eu sabia o que era porque minha irmã comentou sobre, mas não conhecia tudo, então amei o post.
Beijos, Vanessa
Leia Pop
Só de olhar as fotos já vem uma serenidade e calma!
ResponderExcluirEu amo não só pela delicadeza, mas porque acho lindo também!
bjO
Dany
Blog Breshopping da Dany
Leslie, não conhecia esse estilo e acho que tem tudo a ver comigo hahaha. ♥ Realmente dá um ar de aconchego, família, amigos mais próximos e simplicidades. Tudo o que realmente importa! Ainda mais nesse ano tão complexo. E a gente vê que não é de hoje, né? Enfim, amei as cadeiras e poltronas que apareceram aqui e já tô de olho nas opções dos links que você colocou. :)
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Adoro este tipo de decor mas não em demasia! <3
ResponderExcluirwww.pimentamaisdoce.blogspot.com
Se você gosta deste estilo, iria amar a série chamada "Anne with an E" da Netflix lembra muito essa época :) achei lindas as referências!
ResponderExcluirBeijos!
tucacheias.com
Ei, Leslie, tudo jóia? A coisa que eu achei mais interessante nesse estilo cottagecore é o contexto histórico, é sempre importante saber de onde às coisas surgiram. E apesar de eu achar charmoso, esse estilo de decoração não faz o meu tipo, mas não deixa de ser muito bonito. Beijo!
ResponderExcluirBooks House
eu ameiiii, acho que não usaria o estilo em toda a casa, mas super adaptaria o estilo para uma sala de estar, um cantinho da casa, uma varanda talvez... antes eu era apaixonada nesse estilo, mas hoje em dia eu sou muito fã do minimalismo e neo clássico
ResponderExcluirbeijos
Carol Justo | Justo Eu?!
Oii, como vai?
ResponderExcluirAcho esse estilo a coisa mais fofa, até porque tem bem aquela cara de "coisinha da vovó", ao menos da minha avó e eu acho muito fofo. Adoro que toda vez que venho aqui, acabo aprendendo o nome de algo porque eu nunca ia imaginar que esse estilo se chama 'cottagecore' kkkk
Abraço,
Larissa | Parágrafo Cult
Leslie tudo bem?
ResponderExcluirEsse é um estilo que também amo, tenho boas lembranças quando olho para decorações assim, são lindas e nos remetem a memórias incríveis e momentos bons que pessei.
Amei seu post.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi
ResponderExcluirnem sabia o nome desse estilo, acho bonito, mas não combina muito comigo, porém minha mãe curte esse estilo mais simples, rural.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
eu amo demais este estilo de decoração, pois moro numa casa muitoooo antiga e super combina :D
ResponderExcluirbeijinho
https://dreamsprincess20160.blogspot.com/
Confesso que não conhecia esse estilo por nome, mas achei tão bonitinho e fofinho na casa. Lembra casa de vó <3
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Não conhecia esse estilo mas pensando bem é o que tento aplicar na minha decoração, só não sabia o nome hahaha acho tão linda essa vibe mais clean tanto nas roupas quanto na casa e realmente é o momento certo pra falar desse estilo, coisas que nos remeta tranquilidade vai ser sempre uma boa opção.
ResponderExcluirBeijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️