Foto: Shopping Balneário |
1. Fantasias de povos e culturas
Fantasias de índio, gueixa, ciganas e afins são estereótipos ofensivos, não uma homenagem, e pode se tornar também apropriação cultural. Não há necessidade de ir pular Carnaval usando um cocar na cabeça, afinal, mais do que um adorno, para muitas etnias o cocar é um objeto de apoio espiritual ou de apego social. Para os índios Fulni-ô por exemplo, o cocar é utilizado apenas por homens indigenas, ele representa a conexão do guerreiro com o grande espírito, e por ser especial, quando dado de presente é como receber uma joia de família, tem-se muita estima. Ao entender a importância de um elemento para toda uma cultura, fica mais fácil de respeitar e não o ridicularizar numa fantasia. Aqui eu dei o exemplo do cocar, mas também se aplica a qualquer outra coisa que lembre um povo, como um chapéu de cangaceiro, hashis ou usar o bindi na maquiagem.
Também não podemos esquecer que blackface é racismo. O termo se refere a uma prática popular dentro dos teatros do século XIX, onde um ator branco pintava o rosto para retratar de maneira cômica uma pessoa negra. E apesar de estarmos falando sobre um costume antigo, ainda vemos fantasias de "nega maluca" nos bloquinhos alheios.
Blackface na Celebração do Pete Negro, uma festa tradicional da Holanda. |
2. Se fantasiar de mulher
Eu sempre achei ofensivo quando um homem se fantasia de mulher e nos representa de forma exagerada. Mas isso se aplica também a homens que se vestem de mulher zombando da comunidade travesti. Apesar de ser um país liberal, o Brasil é o lugar onde mais se mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Portanto, você pode não entender sobre identidade de gênero, mas tem o dever de respeitar a todos como seres humanos.
3. Serial Killers
A série da Netflix sobre Jeffrey Dahmer gerou alguns problemas fora das telas. Muitas pessoas se fantasiaram do serial killer para ir às festas de Hallowen do ano passado, gerando um grande mal estar em outros convidados. A polêmica foi tão grande que o eBay proibiu a venda de fantasias inspiradas em Jefrey Dahmer.
Eu sei que muita gente é aficionado por histórias de crimes reais, eu mesma sou uma dessas pessoas que gosta de acompanhar investigações, mas vamos ter bom senso né galera?! Respeito pelas vítimas em todos os sentidos.
Bônus; Também é importante evitar fantasias que tenham a ver com a pandemia pela qual passamos nos últimos dois anos, afinal, muitas vidas foram perdidas, não há motivo para envolver o Corona Vírus em festas alegres, assim como objetos que envolvam a situação da doença, como seringa e cilindros de oxigênio.
Para muitos leitores esse post pode ser mi-mi-mi, mas nós estamos vivendo em um momento que é necessário rever nossos conceitos, aprender a ser tolerantes e ampliar o sentido da expressão "respeito ao próximo". Existem várias opções de fantasias, basta um pouquinho de sensatez para que ninguém se ofenda e você possa curtir as festas com a consciência limpa.
Muito boa e informativa essa postagem. Na minha opinião a gente nem devia discutir isso né? As pessoas já tinham que estar atentas que essas fantasias não são legais.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Bem interessante esse post, Leslie. Eu sempre gostei mais dos personagens fofinhos e da Disney, então não corro o risco de magoar ninguém.
ResponderExcluirEm relação aos índios é bem complicado mesmo. Uns gostam e outros não. Eu acompanho uma índia no facebook e ela disse que adora ver o povo usando cocar e acessórios porque ela se sente representada. E alguns índios não gostam de serem chamados de índios. Moramos nas terras deles e sabemos muito pouco sobre eles.
Bjus!!!
galerafashion.com
Esse ano eu vou me fantasiar de travesseiro e passar a semana inteira na cama hahahahaha bjks
ResponderExcluirOlá Leslie, tudo bem?
ResponderExcluirEstou passando aqui pra conhecer o seu blog e já aproveito para elogiar a sua postagem. Acho que certas fantasias que eram usadas no passado não cabem mais nos dias atuais assim como certos comportamentos e falas problemáticas que possam machucar ou menosprezar outras pessoas. A sua postagem é assertiva e bem atual.
Um abraço
Oi Leslie!
ResponderExcluirÉ bizarro que essa postagem seja necessária né?
Muita gente é sem noção, mas também tem muita gente que não tem acesso a informação, então também entendo o quanto é válida suas dicas.
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi! Acho que respeito ao próximo tem faltado muito ultimamente. A postagem é super válida e dá uma iluminada para quem quer se fantasiar e se divertir.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
até que enfim um post mais que necessário nesse carnaval, parece até repetitivo, mas as pessoas não aprendem, existe uma infinidade de possibilidades de fantasias, pq caralhos usar uma fantasia polêmica?
ResponderExcluirCarol Justo | Justo Eu?!
Oie, achei bem importante o post. Já frisamos bastante sobre o assunto, mas algumas pessoa se mantêm ignorantes.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Sensacional esse post e MUITO importante!
ResponderExcluirAcho que pouquíssimas pessoas falam sobre isso.
E o pior é que a gente se acostuma a dar risadas dessas fantasias e nem questiona né? Eu sou contra ser politicamente correto o tempo todo, mas tem situações que a gente precisa ponderar.
Ano passado fui numa festa a fantasia e tinha um cara vestido de Jeffrey Dahmer, e eele era muitooo parecido, achei divertido até, mas realmente não é algo correto :(
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Acho super válido ressaltar esses pontos. O pior de todos ao meu ver é o blackface e as fantasias de serial killers. O último chega a ser pesado, afinal, se for um personagem fictício, tranquilo, mas um assassino real? Acho bem pesado viu.
ResponderExcluirCom carinho, Aline
✨ Violets for Roses ✨
Oi
ResponderExcluirgostei do posto e concordo com essas opção, são fantasias de mal gosto e precisa aprender e estar ciente que tem temas que não se deve abordar em uma fantasia,
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Amei o post e concordo com cada tópico. Existem tantas fantasias legais para usar e as pessoas continuam insistindo em pegar algo cultural achando que é certo. Outro tipo de fantasia que fico muito chateada em ver é a sexualização de algumas profissões, acho bem desrespeitoso.
ResponderExcluirBeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Achei bem interessante, as vezes tem umas fantasias que acho muito desnecessárias.
ResponderExcluirhttps://www.blogdamari.com.br/
É bem verdade as fantasias de uns podem ser um insulto para os outros!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Fui em um bloquinho aqui em BH na terça feira e vi cada coisa👀, principalmente homens vestidos de mulher. O senso realmente fugiu! Estava vendo o jornal e passou a noticia que um folião foi preso pq estava vestido de presidiário e a polícia o enquadrou pq a roupa era idêntica e ainda ele usava tornozeleira eletrônica 🤦🏾♀️.
ResponderExcluirAté mais! 💜✨
https://www.relatosdalih.com.br/
Achei super interessante este post, acho que as pessoas nos dias de hoje ainda conseguem pensar no quanto pode ser ofensivo certas fantasias.
ResponderExcluirCoisas que nem sequer faz sentido virar fantasia.
https://grandesonhadorablog.blogspot.com/?m=1
QUE POST SENSACIONAL!!
ResponderExcluirConsciência e respeito devem andar juntas e no carnaval ser requisito principal.
Nunca gostei de ultrapassar limites com fantasias. Acho divertido se fantasiar, com respeito e amor ao próximo!
bjs www.diadebrilho.com
Como dizer o obvio também precisa ser dito. Achei sua postagem super importante para lembrar a galera que esse tipo de coisa não é legal.
ResponderExcluirBlog Profano Feminino
Super importante. Tem fantasias que é melhor não usar mesmo.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Nossa vi pessoas fazendo capinha de celular e fantasia de serial killer dps da série da netflix e tenho horror.. Sou muito mais a pessoa, colocar uma roupa ok, chamativa, brilhos e colocar plaquinhas simples.. Ou ser bem criativo, mas esse mundo ta perdido quando se fala de carnaval, eu vi no twitter gente pelada de adão e eva, uma outra mulher com roupa de academia, mas levantava a saia e mostrava as partes íntimas.. Eu ainda bem que não curto mais e nem tenho coragem de levar minha afilhada, ela foi com a mãe dela, mas deu tudo certo.. rs
ResponderExcluirBeijos!!
www.pamlepletier.com
Ahh obrigada pelos parabéns, você acertou a data do meu niver, acabei respondendo seu comentário no meu blog hoje..
ResponderExcluirBeijos!! Obrigada <3
Quando vamos lendo e nos informando mais, percebemos o quanto fazemos coisas close errado, mesmo sem saber, né? Nossa, quando criança lembro que eu me vestia muito de índia e de cigana. Hoje já não faria mais isso. Adorei suas dicas e foi um post bem necessário, afinal, também é bom saber o que evitar, para garantir que poderemos brincar sem ofender ninguém.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob