Pixabay @StockSnap |
Quando estava noiva, só consegui achar meu vestido perfeito uns dias antes de me casar, foi um caos, mas no fim deu tudo certo e eu amei a peça. E uma dica que deixo aqui, é fazer uma pasta de inspirações para que você possa segui-la na hora de escolher uma das vestimentas mais importantes da sua vida, e pensando nisso, trago nesse post alguns vestidos de noiva icônicos para te inspirar e quem sabe, te influenciar e te orientar durante a sua escolha.
Vestido de Princesa
Muitos vestidos de noiva de famílias da realeza fizeram sucesso, o da Kate Middleton por exemplo, é lembrado por sua simplicidade e feminilidade, e virou tendência no mundo da moda em 2011 com vestidos mais éteros e minimalistas. Mas o que muita gente não sabe é que Kate teve seu vestido inspirado no de Grace Kelly, que se casou com o príncipe Rainier III de Mônaco em 1956. Vestidos de noiva icônicos são assim, atemporais.
Kate Middleton | Grace Kelly |
Inclusive, acredita-se que a tradição ocidental da noiva usar branco tenha começado dentro da realeza, quando em 1840 a Rainha Vitória do Reino Unido escolheu essa cor para se casar com o Príncipe Albert.
Falando em realeza, não podemos deixar de lado o vestido de noiva da Princesa Diana em 1981, tão extravagante quanto a própria década de 1980, o vestido tinha mangas bufantes e um véu de quase 8m. Foi muito aclamado na época pois traz vários detalhes de tendência, e ainda é um vestido bastante lembrado por ter sido singular.
Rainha Vitória do Reino Unido | Princesa Diana |
Maximalista
Antes de Lady Di entrar em cena com seu vestido volumoso, Jacqueline Kennedy, a futura primeira dama dos Estados Unidos casou-se com John F. Kennedy em 1953 usando um lindo vestido com modelagem clássica da década, que foi fabricado com 50 metros de tafetá de seda.
É importante lembrar que após a Segunda Guerra Mundial a indústria têxtil ates fadada a produzir roupas sóbrias e com o pouco tecido que conseguiam durante a escassez de insumos, tentou se reerguer pregando a valorização da feminilidade com saias rodadas e opulentas, utilizando o máximo de tecido possível para manter a indústria, e o vestido de Jacqueline é um exemplo dessa realidade vivida pela manufatura têxtil nos anos 1950.
John F. Kennedy e Jacqueline Kennedy |
Minimalista
Indo em desencontro com a sogra, Carolyn Bessette casou-se com Júnior, um dos três filhos do casal Kennedy, usando um vestido minimalista e reto, bastante simples em relação à modelagem, mas perfeito no caimento, uma obra prima de 1996.
Informal
Algumas vestimentas usadas por noivas ao longo da história se tornaram únicas por serem informais e totalmente fora do comum. Quando se fala em casamento, geralmente o esperado é que a noiva esteja vestida de forma exuberante e formal, mas Brigitte Bardot e Bianca Jagger fugiram à regra. Brigitte em 1959 usou um vestido curto e estampado em xadrez, e Bianca em 1971 optou por um terno com decote profundo e saia longa, pra completar o look assinado por Yves Saint Lauren, a noiva usou um chapéu floppy com véu.
Boho Chic
Outra noiva que optou pelo uso do chapéu foi Farrah Fawcett. O estilo hippie estava em alta na década de 1970, e o uso do chapéu ao invés do habitual véu se tornou comum. Um exemplo? Anos depois, em 1990 minha mãe se casou com meu pai usando um vestido volumoso e com mangas bufantes como o de Lady Di, mas na cabeça ela preferiu um chapéu branco, parecido com o acessório usado pela atriz Farrah Fawcett.
Farrah Fawcett |
Listei aqui alguns vestidos que ainda são fontes de inspiração para vários designers e noivas de plantão, e ainda mais importante, são peças que se tornaram destaque por que fazem parte da história e do momento social em que foram desenvolvidos. Isso é moda! Isso é o que torna o que poderia ser apenas mais um vestido, um vestido icônico!
Leslie, eu amo o vestido da Kate. E amei também o da Meghan! Gosto de uma coisa mais simples, mas com detalhes que fazem a diferença, sabem? Esse da Carolyn é lindo e um que gosto muito é o da personagem Monica (Friends). O legal é que pode passar muito tempo, mas alguns detalhes sempre estão em alta, né?
ResponderExcluirPor aqui, o meu vestido foi bem simples no almoço pós-cartório, mas se um dia a gente fizer outra comemoração, já tenho a minha pastinha de inspiração também. Enfim, esse post me deu vontade de fazer outra comemoração hahaha. Mesmo sendo uma fase bem intensa hahaha! ♥
Beijos, Carol
www.pequenajornalista.com