Antes de me tornar mãe eu nem sabia o que era lavagem nasal, mas depois que um filho nasce, a gente descobre coisas das quais jamais imaginou.
A lavagem nasal limpa as cavidades nasais e expulsa agentes infecciosos que provocam doenças, ajudando a prevenir resfriados, e complicações decorrentes de sinusite e rinite.
Durante a gravidez, assisti a vários vídeos que ensinavam técnicas para fazer lavagem nasal, mas confesso que mesmo sabendo a teoria, e de sua importância, eu só consegui fazer lavagem nasal no meu filho depois que ele completou um ano de idade, apesar de ela ser indicada até mesmo para bebês pequenos. Porém, muitos pediatras indicam que a lavagem nasal não seja recorrente, por isso, é importante conversar com o seu médico de confiança antes de tornar a lavagem nasal parte da sua rotina diária.
Como Fazer Lavagem Nasal?
O soro fisiológico é a solução higienizadora utilizada para a aplicação da lavagem nasal. Por ser bastante eficaz e versátil, pois também limpa ferimentos e lentes de contato, o soro fisiológico é acessível e facilmente encontrado nos lares brasileiros. Porém, é importante se atentar à data de validade, que se torna mais curta depois que a embalagem é aberta. Por aqui nós sempre compramos versões de pouca quantidade, assim conseguimos usá-lo até o fim e o soro fisiológico não perde suas propriedades depois de aberto.
Atualmente existem instrumentos de higienização específicos para lavagem nasal, mas uma seringa de rosca, sem bico e agulha também pode ser utilizada. Além disso, também há no mercado seringas para lavagem nasal infantil, com um bico apropriado para não machucar o nariz da criança.
Quando fizer a lavagem nasal, a cabeça deve estar para frente, com o pescoço levemente inclinado para o lado contrário, para que o jato inserido na narina oposta saía pela narina do lado inclinado, favorecendo a gravidade e facilitando a higienização completa das cavidades nasais.
Inicialmente pode parecer difícil, mas depois que se pega o jeito a lavagem nasal se torna indispensável. Não se esqueça de pedir ao seu médico a dosagem de soro fisiológico e a regularidade correta para a higienização, geralmente é indicado uma frequência maior a quem sofre com rinite e sinusite, mas é sempre importante seguir as recomendações médicas.
Oi Leslie, eu já estou pensando nisso, acredite. Acho que não vou conseguir fazer isso quando tiver um filho. Vou ter muito medo de machucar o bebê.
ResponderExcluirBjs
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1