@pressfoto | Freepik |
Seja como fonte de renda ou hobbie, o artesanato é uma prática muito comum desde o inicio dos tempos. Confesso que sempre amei fazer coisas com as próprias mãos, inclusive eu mesma montei e decorei o kit higiene do meu filho quando estava grávida, foram várias idas à armarinhos e eu amava escolher cada detalhe com carinho. Hoje tenho menos tempo para me dedicar ao handmade, mas assim que possível quero voltar ao artesanato como terapia, por isso, listei nesse post três atividades manuais que gostaria de aprender.
Crochê
Já faz tempo que o crochê deixou de ser coisa de vó! Essa semana o Instagram me recomendou o perfil de um homem que mostrava nas redes sociais lindas peças que ele fazia em crochê, fiquei impressionada com a destreza dele em crochetar com total habilidade e delicadeza.
Quando eu era criança minha mãe resolveu que aprenderia tricô, ela comprou agulhas e carretéis de fios de lã, mas a empolgação dela durou pouco e eu herdei os materiais que ela havia investido, na época aprendi alguns pontos, mas por falta de prática abandonei o hobby, porém, hoje eu voltaria a treinar tanto tricô, quanto crochê.
Sabonetes Artesanais
Em uma das edições da feira Emporium Handmade, que acontece cerca de três vezes por ano aqui em Curitiba, eu conheci uma moça que fazia sabonetes artesanais em forma de plantas e frutas, achei o trabalho dela muito lindo e cheio de detalhes, as frutas pareciam de verdade e exalavam um perfume muito parecido com o cheiro real. Com formas de silicone para sabonetes é possível deixar a imaginação trabalhar e criar um produto perfeito para decorar e perfumar.
Pintura
A pintura é uma arte bastante abrangente e eu já tive contato com alguns tipos dela, mas uma pintura que tenho memória afetiva e vontade em tentar de novo é a decoração de panos de prato. Aprendi com uma vizinha a técnica de pintura em tecidos como os de copa, e foi nessa época que entendi sobre a função de algumas categorias de tintas para artesanato, conhecimento que usei posteriormente para desenvolver outros trabalhos manuais.
Acredito que além da função de passatempo e/ou trabalho, o artesanato serve também como terapia. Além de ser uma atividade que desenvolve as habilidades motoras, cognitivas e sensoriais do nosso cérebro.
E você, tem vontade de experimentar algum trabalho manual?
Eu tenho vontade de pintar e bordar, é algo que quero fazer curso, acho que ajuda a ocupar a mente e tem trabalhos lindos que da para fazer e não me parecem tão difíceis.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Eu acho croche muito bonito, independente de ser coisa de vó ou moda, haha. Eu não tenho talento algum para fazer coisas a mão, minha coordenação motora é péssima para isso, mas acho lindo quem sabe fazer. Espero que você possa voltar também a fazer o artesanato que gosta :)
ResponderExcluirBjks!
https://mundinhodahanna.com.br/
Eu amo fazer creche, teve um tempo em que eu fazia muito devido ao tempo que eu tinha disponível. Agora faço só de vez em quando mas é algo que amo.
ResponderExcluirTrabalhos manuais.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br
Uma vez uma senhora começou a me ensinar tricô, mas achei complicado e difícil. Na verdade não tenho nenhuma habilidade com agulhas.
ResponderExcluirJá fiz um curso de sabonete artesanal e gostei bastante. É bem simples e o resultado fica incrível.
Na infância eu queria pintar quadros, mas atualmente não sei se ainda gostaria de me dedicar a pintura. Mas é uma atividade muito bonita e encantadora.
Bjus!!!
galerafashion.com