@DomPixabay - Pixabay |
Samambaia
freepik |
A samambaia é uma planta grande, e se colocada no local correto pode acabar sendo o destaque da decoração. Ela aceita tanto viver em locais externos, quanto internos, basta que fique à sombra e não receba luz direta do sol. Além disso, a samambaia é uma planta que gosta de umidade, então, em dias de muito calor é importante borrifar água em suas folhas e manter uma rega constante na terra. Certifique-se de que o vaso tenha um tamanho adequado e seja de plástico para manter a umidade, e a cada ano de vida da samambaia ela precisa ser transplantada para um vaso maior. No mais, no dia a dia basta cuidar para que ela esteja em um ambiente úmido e em sombra, assim você terá uma bela samambaia morando no seu ap.
Cróton
freepik |
Hoje mesmo vi uma vizinha saindo de casa com uma muda de cróton e desejei ter uma pra mim também. Assim como a samambaia, a cróton, que também é chamada de folha-imperial, gosta de solo úmido e não enxarcado, uma dica é tocar na terra do vaso antes de regar, se ela estiver seca borrife água, se não a rega pode esperar pelo menos mais um dia. Quando ao local onde deixar a cróton, ele pode ser bastante iluminado mas não muito quente, se atente também ao tipo de cróton que está cultivando dentro do apartamento, pois algumas espécies podem chegar a 3 metros de altura, e nesse caso é bom liberar espaço dentro de casa para que sua plantinha possa crescer saudável.
Peperômia
A planta peperomia também requer poucos cuidados, meia luz e regas uma vez por semana é o suficiente para mantê-la vistosa. Evite enxarcar a terra pois isso pode apodrecer as raízes, a peperômia é um tipo de suculenta, ou seja, ela armazena água nas folhas e caule, o que a torna bastante resistente e regas abundantes são dispensáveis. Caso ainda não saiba dosar a quantidade certa de água e tem medo de exagerar, você pode fazer uma rega por imersão, basta colocar o vaso com a peperômia dentro de um recipiente com água e a própria planta vai sugando o que precisa, mas fique sempre em alerta para evitar focos de mosquito da dengue nessa técnica de rega.
Todas as plantas aqui apresentadas se adaptam bem à diversos tamanhos de vasos, mas é importante que eles sejam proporcionais também ao tamanho das raízes. Portanto, mesmo em um apartamento pequeno é possível encontrar um espacinho para cultivar uma plantinha. Em um próximo post trago mais informações sobre como manter plantas com flores em ambientes internos.
Eu não dou sorte aqui nem com suculenta. Meu apartamento não pega nadaaa de sol, a única vez que deixei uma planta viva foi no trabalho porque minha mesa pegava muito sol haha
ResponderExcluirBeijiinhos
tipsnconfessions.blogspot.com