A expressão "mãe bege triste" virou trend no Tik Tok e eu te explico o motivo.
Há muitas influenciadoras falando sobre maternidade nas redes sociais, mas de um tempo pra cá as mães rotuladas como "bege tristes" tem virado polêmica entre alguns usuários do Tik Tok.
Mãe Bege Triste: Onde Moram? O que Pensam?
A chamada "mãe bege triste" nada mais é do que mulheres que tem uma estética minimalista e clean girl, com uma paleta de cores sóbrias, como branco, verde escuro, marrom e é claro, o bege. Esses tons podem ser vistos tanto na decoração em móveis com MDF DURATEX de cores neutras, quanto nas roupas das mães que seguem o estilo, porém, elas tendem também a impor essa estética limpa e sem muita autenticidade aos filhos, independente da idade, o que gera muita crítica por parte de pessoas que não concordam com esse estilo para o nicho infantil, que parece ter virado uma grande obsessão para as mães bege tristes.
A polêmica envolve o fato de que produtos para crianças são bastante coloridos e alegres, e as mães acabam inibindo cores que não fazem parte da sua paleta para que tudo combine com a harmonia de tons fechados, chegando até mesmo a pintar os brinquedos dos seus filhos apenas para que eles se adequem à decoração da casa.
Além da sensação de egoísmo materno, já que para muitos tais mães estão apenas pensando em si e no equilíbrio da sua paleta de cores, algumas pessoas também indicam que a falta de diversidade de cores no dia a dia pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Por outro lado, as mães beges tristes defendem que manter um ambiente com cores neutras torna-o tranquilo e com baixos estímulos. É comprovado que bebês e crianças hiperestimuladas apresentam problemas para dormir, se concentrar e desenvolver a criatividade, por isso é tão importante que o uso de telas seja liberado de forma limitada apenas após os dois anos de idade, mas aqui estamos falando especificamente de cores, e sim, sabemos que ambientes coloridos podem nos deixar ansiosos e sobrecarregados, e apesar de cores abertas serem amplamente associadas ao mundo materno-infantil, quando usadas de forma exagerada podem afetar negativamente as crianças.
É necessário entender que ao compartilhar seu estilo de vida nas redes sociais, muitos se identificarão com a sua essência, mesmo que ela seja "bege e triste", enquanto outros podem não entender suas escolhas pessoais. Mas o que devemos sempre nos lembrar é que os únicos que têm direito em opinar sobre a criação dos filhos são os pais, e a não ser que haja negligência, o outros não devem se meter e nem dar opiniões que não foram requeridas. Paz.
Eu ainda não sou mãe de um humaninho e penso como você: os pais é que sabem como devem criar seus filhos (desde que não sejam negligentes, claro). No entanto, alguns meses atrás, vi no YouTube um vídeo do canal Matando o Matheus a Grito sobre essas mães do TikTok que chegam até a pintar os brinquedos, quando possível, para combinarem com a paleta de cores delas. Isso alugou um triplex na minha cabeça, sem julgamentos mas.. E se a criança não gostar da paleta de cores da mãe e tiver suas próprias cores preferidas? Como as mães irão lidar? Como a criança irá lidar?
ResponderExcluirA minha casa tem uma paleta de cores na qual a maioria dos tons é preta, amendoa, cinza e vermelho, e eu não me incomodaria de ter brinquedos coloridos espalhados pelo apartamento.