09 agosto 2024

Esportes que não Fazem Parte das Olimpíadas (mas deviam)




esportes excluídos das Olimpíadas

Se você está acompanhando as olimpíadas, pode ser que dê por falta de algumas modalidades, e não é por menos, esportes populares como futebol de areia e futevôlei não estão aptos à receber medalhas.


Todos os esportes que competem nas olimpíadas precisam cumprir alguns requisitos. A COI (Comitê Olímpico Internacional) é o órgão responsável por promover as Olimpíadas de quatro em quatro anos, e dentro dessa organização há um documento chamado Carta Olímpica, que orienta a estrutura do evento e prevê as exigências necessárias para a participação dentro do evento. Um dos requisitos mais importantes é que o esporte seja uma prática popular entre homens dentro de no mínimo 75 países e quatro continentes, quanto às mulheres, deve estar em 40 países e pelo menos três continentes. Porém, algumas modalidades não entram nas Olimpíadas por ainda outros motivos burocráticos ou de interesse.

Boliche


Apesar de ter muitos adeptos ao redor do mundo, o boliche ainda não cumpriu os requisitos da Carta Olímpica. Em 1988 a modalidade foi incluída como esporte demonstrativo nas Olimpíadas de Seul, na Coréia do Sul, o que significa que a participação do boliche no evento foi apenas para divulgação e promoção do esporte, mas não deu certo, já que apenas vinte países participaram da competição e a modalidade teve pouca cobertura da mídia.
boliche não é esporte olimpíco

Jiu Jitsu


Quanto ao jiu jitsu, a coisa é um pouquinho mais complicada. Aos olhos de um leigo, até a vestimenta dos atletas de jiu jitsu e judô é igual, porém, o kimono jiu jitsu é mais estreito e leve que o kimono do judô, e além das diferenciações de técnicas de luta, o judô é uma modalidade das olimpíadas, enquanto o jiu jitsu não. Mas, por quê?

Assim como o boliche, o jiu jitsu não tem um número mundialmente consolidado de praticantes, e a COI estipula que os esportes participantes das Olimpíadas devem ter também estrutura organizacional e regras padronizadas. O jiu jitsu não tem uma entidade governante internacional, na verdade ele apresenta ramificações de confederações e federações em todo o mundo, e isso diverge nas interpretações de regras e organização de competições. Só aqui no Brasil por exemplo, existem cerca de sete a dez associações para o jiu jitsu. Para que o esporte pudesse ser aceito nas Olimpíadas, seria necessário unificar mundialmente todas essas instituições.
Kimono jiu jitsu

Polo


O polo começou a fazer parte das Olimpíadas em 1900, e depois disso foi uma modalidade apresentada apenas em mais quatro edições do evento esportivo por que com o tempo foi perdendo a sua popularidade. Além disso, promover competições de polo é bastante burocrático e tem um alto custo, por ser um esporte que necessita de cavalos, é importante garantir o bem estar dos animais e organizar uma logística perfeita para transporta-los.
jogo de polo
Ainda outros esportes excluídos das Olimpíadas, principalmente pela falta de popularidade estão;
  • Beisebol
  • Críquete
  • Lacrosse
  • Bilhar
  • Beach Tênis

Esperamos que assim como o skate que foi oficialmente considerado um esporte olímpico recentemente, nas olimpíadas de Tókio em 2020, que outras modalidades também possam ser reconhecidas a ponto de terem carta branca para participar de uma competição mundial tão importante quanto é as Olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo