Pixabay @Caoha |
Há cinco anos atrás quando meu médico psiquiatra sugeriu que eu abandonasse a vida sedentária pelo bem da minha saúde mental, então resolvi me matricular em uma academia perto de casa, mas eu não fazia musculação, apenas participava das aulas de dança livre, que era algo que amava e que me ajudou muito em inúmeros aspectos da minha vida. Agora, quase três anos após a minha gestação, não voltei para a academia, mas vez ou outra faço aulas de dança em casa por meio de vídeos no Youtube.
Depois de me tornar o exemplo vivo de que encontrar a atividade física certa traz muitos benefícios, descobri ainda outros exercícios pouco comuns que eu gostaria muito de experimentar e com certeza também pode ser uma boa opção pra quem não gosta de musculação, assim como eu.
Pole Dance
Apesar de algumas pessoas ainda terem preconceito com o pole dance, a prática de se fazer acrobacias com um mastro é muito antiga, e atualmente ela se tornou bastante comum, onde há estúdios específicos voltados para o ensino do exercício.
Pixabay @ClaraundBen |
O pole dance envolve acrobacia, dança e exercícios de força, pois os movimentos são todos feitos com o auxílio de uma barra de metal presa entre o chão e o teto. Apesar de ter coreografias naturalmente sensuais, e ajudar na autoestima feminina, dentre alguns benefícios físicos, a prática tende a contribuir para a coordenação motora, desenvolve o equilíbrio e a flexibilidade, e fortalece os músculos e ossos.
Modalidades Circenses
Atividades circenses podem ser incluídas em diversos contextos, existem por exemplo algumas brincadeiras de origem circense que são utilizadas na área pedagógica em benefício de crianças com diversas idades, e ainda outras dinâmicas de circo servem para desinibir funcionários em grandes empresas, e de aprendizado para o teatro. Mas, o que poucas pessoas sabem, é que há determinadas modalidades que mesmo fora dos picadeiros, são ótimas para o condicionamento físico (além de serem divertidas). O chamado circo fit garante treino aeróbico, fortalece a musculatura e trabalha a flexibilidade corporal.
Pixabay @Whitedaemon |
Pilates
Os exercícios de pilates são bastante tranquilos e podem ser feitos tanto no chão, quanto em equipamentos próprios para a atividade. O pilates diminui tensões musculares, mantém a flexibilidade corporal, corrige a postura e estimula o sistema linfático. Além disso, um dos principais benefícios do exercício se concentra em fortalecer a musculatura central do corpo, principalmente no abdômen, por isso o pilates é tão indicado para grávidas, pois evita a diástase no pós parto.
Imagem: Shutterstock |
Nesse grupo de práticas que excluem a musculação a gente ainda consegue incluir a natação e qualquer outro exercício dentro da água, pois eles tendem a gastar muita energia e consequentemente calorias, além de ajudar no sistema respiratório e cardiovascular. E claro, também temos inúmeras opções de esportes para praticar.
Experimente diferente práticas e encontre a atividade que mais te agrada e combina com o seu estilo de vida, o importante é estar sempre ativo e abandonar a zona de conforto do sedentarismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.