21 fevereiro 2025

Filme: A Vingança Está na Moda




A Vingança Está na Moda
Já faz algum tempo que não faço resenha sobre filmes ou séries aqui no blog por que nos últimos anos minhas circunstâncias mudaram tanto com relação a falta de tempo para ficar em frente à Tv, quanto por lutar contra o bloqueio criativo de conseguir organizar minhas impressões sobre o pouco que assisto e transformar tudo em um texto coeso e conciso. Mas, diante de A Vingança Está na Moda, tive que fazer o esforço de sentar em frente ao computador e tentar expressar tudo o que senti ao assistir esse filme.


Myrtle "Tilly" Dunnage (Kate Winslet), é uma estilista e costureira de prestígio na Paris dos anos 1950, mas depois de conquistar grande fama, ela retorna à sua cidade Natal no interior da Austrália buscando não apenas redenção sobre o que a fez ser expulsa de lá, mas também vingança contra aqueles que a fizeram sofrer, e ela utiliza seu grande talento como modista para isso. 




A Vingança Está na Moda tem aquele gostinho de Sessão da Tarde, onde o telespectador senta na sala de casa com um balde de pipoca na mão e assiste a um bom filme que passeia entre drama, romance, suspense e comédia, assim, os 118 minutos do roteiro são bem aproveitados por proporcionar a quem o assiste os mais variados sentimentos.

A protagonista, Myrtle Dunnage, também chamada de Tilly (Kate Winslet) foi expulsa de Dungatar, uma pequena cidade isolada no interior da Austrália, quando ainda era uma criança, os boatos são de que ela é amaldiçoada e foi responsável pela morte de um garoto, por isso, ao retornar à cidade, depois de conseguir grande prestígio como modista em Paris, Tilly não é bem recebida nem por sua mãe, uma figura cômica e caricata que finge não se lembrar de sua própria filha.

Apesar de parecer uma mulher forte e equilibrada, Tilly tenta lidar com o trauma causado pelo motivo de sua expulsão, situação da qual ela mesma não se lembra perfeitamente como aconteceu, mas aceita o que lhe impuseram, que ela é uma assassina. O retorno à Dungatar traz a ela não apenas a chance de redenção e paz, mas também a oportunidade de encontrar o amor e provar às pessoas da cidade seu verdadeiro valor.

A Vingança Está na Moda
Tilly conquista os moradores da cidade que tanto a odiavam por meio do seu talento para a costura, função essa que foi ensinada por sua mãe e tem um papel muito importante na trama. Molly Dunnage (Judy Davis) pode parecer louca, mas ela é autêntica e nunca deixou seu lado materno de lado, junto a ela, o Sargento Farrat (Hugo Weaving) comprado com plumas, tecido macio e um blazer slim masculino novo para seu uniforme, vem para completar o núcleo cômico do filme, nos fazendo rir com empatia por esse grupo que busca limpar o nome de Tilly.

A vingança de Tilly vem de forma irreverente e inteligente, e apesar de o filme trazer sim algumas cenas e situações dramáticas, ele tende a ser divertido e leve.

A Vingança Está na Moda é um filme baseado no livro The Dressmaker, de Rosalie Ham. Então, para quem prefere ler, pode conferir a obra de 288 páginas antes de assistir a adaptação, que também está muito boa e recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo